terça-feira, 17 de março de 2009

Mais uma ficha-síntese

PARTE I (FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA)

1. Refere o processo de formação das palavras que se seguem:
a) sortudo
b) pobre(nome/adjectivo)
c) couve-flor
d) Caça
e) Fidalgo
f) Anoitecer
g) Bombom
h) Vaivém

2. Substitui o complemento directo por um pronome pessoal:
a) Eles contaram a história.
b) Eles viram o filme.
c) Vós conhecereis a verdade.
d) Eu fiz os deveres.
e) Eles pularam o rio.
f) Nós utilizaremos a internet.
g) Ele compôs a melodia.
h) Foi saltar a sebe.
i) Eles sabem vários segredos.
j) Tu escreverás a carta.

3. Divide as orações e classifica-as:
a) A Marta é viajada, portanto conhece a Europa toda.

b) Quando apanho demasiado sol, fico com alergia.

c) Tenho saudades tuas, mas não vou visitar-te.


d) Como chegaste tarde, levas falta.

e) Aborreci-me bastante contigo e não quero mais conversa.

f) Se ganhasse o totoloto faria uma viagem.

4. Identifica os constituintes das orações que se seguem:
a) O João, homem muito trabalhador, é pontual.

b) Ó Maria, vem cá!

c) O inspector investigou o caso com cautela.


II- PRODUÇÃO ESCRITA
Redige uma carta a um(a) amigo(a) e não esqueças de seguir a estrutura adequada, assim como as fórmulas de saudação e de despedida adaptadas ao (à) destinatário(a) que seleccionaste (entre 100 a 140 palavras) .



___________________________________________________________________________________


BOM TRABALHO!!!!
A docente : Lucinda Cunha

Sem comentários: