1. Refere o processo de formação das palavras que se seguem:
a) sortudo
b) pobre(nome/adjectivo)
c) couve-flor
d) Caça
e) Fidalgo

f) Anoitecer
g) Bombom
h) Vaivém
2. Substitui o complemento directo por um pronome pessoal:
a) Eles contaram a história.
b) Eles viram o filme.
c) Vós conhecereis a verdade.
d) Eu fiz os deveres.
e) Eles pularam o rio.
f) Nós utilizaremos a internet.
g) Ele compôs a melodia.
h) Foi saltar a sebe.
i) Eles sabem vários segredos.
j) Tu escreverás a carta.
3. Divide as orações e classifica-as:
a) A Marta é viajada, portanto conhece a Europa toda.
b) Quando apanho demasiado sol, fico com alergia.
c) Tenho saudades tuas, mas não vou visitar-te.
d) Como chegaste tarde, levas falta.
e) Aborreci-me bastante contigo e não quero mais conversa.
f) Se ganhasse o totoloto faria uma viagem.
4. Identifica os constituintes das orações que se seguem:
a) O João, homem muito trabalhador, é pontual.
b) Ó Maria, vem cá!
c) O inspector investigou o caso com cautela.
II- PRODUÇÃO ESCRITA
Redige uma carta a um(a) amigo(a) e não esqueças de seguir a estrutura adequada, assim como as fórmulas de saudação e de despedida adaptadas ao (à) destinatário(a) que seleccionaste (entre 100 a 140 palavras) .
___________________________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!!
A docente : Lucinda Cunha
Sem comentários:
Enviar um comentário