segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TIPOS E FORMAS DE FRASE

NOTA QUE:

Tal como já estudámos nas aulas, as frases manifestam a intenção do emissor e pertencem a um dos quatro tipos que se seguem:

*declarativo;
* interrogativo;
*exclamativo;
*imperativo.


Quanto às formas, as frases têm três:

* afirmativa ou negativa;
* neutra ou enfática;
*activa ou passiva.


Assim sendo, tenta resolver os exercícios que se seguem e, se tiveres dúvidas, pergunta à tua professora:

1. Identifica o tipo e as formas das frases:
a) Chega-te para lá!
b) Que seca!
c) Estou doente.
d) A folha foi rasgada em mil pedaços.
e) Quantos anos tens, Miguel?
f) Não me sinto lá muito bem...
g) Ufa! Que alívio!
h) Eu é que cheguei mais cedo.
i) O bolo não foi tirado do forno a tempo.
J) Não falei contigo, pois não?
k)Dá-me a tua camisola, Figo!
l) Em Montalegre há chouriças, presunto e salpicões.
m) Eu não tenho medo de ninguém!
n) O criminoso foi visto a fugir da cena no crime.
o) Sabes lá o que dizes!
p) O gato comeu-te a língua?
q) Gostas mesmo de me chater, não é?
r) Não sou convencida.
s) Não venhas comigo!
t) Sou tão pobrezinha...
u) Tu é que és o culpado!
v) Faz-me esse favor...
w) Não te quero ver mais!
x) Sei lá quem foi atropelado!
y) Quero viver contigo.
z) O cão foi atropelado por um automóvel a alta velocidade.

2. Agora cria as tuas frases, respeitando as indicações fornecidas:
a) declarativa, afirmativa, neutra, passiva.
b) exclamativa, negativa, neutra, activa.
c) interrogativa, afirmativa, enfática, activa.
d) exclamativa, negativa, enfática, passiva.
e) imperativa, afirmativa, enfática, activa.

BOM TRABALHO!!!

Sem comentários: