quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Teste sobre a obra d' O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá


ESCOLA BÁSICA DO 2ºE 3º CICLOS DR BENTO DA CRUZ

TESTE SUMATIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA
8º ano, Turma ____ Ano Lectivo: 2008/ 2009
Nome : _________________________ nº ____ Data ____/ ____/ ____
A Professora: __________________________ O E.E. ______________

Avaliação ___________________________________________

I (40 pts)

Lê o texto com atenção e responde às perguntas com frases completas:


“Os pais de Sinhá haviam saído em busca de alimento. A andorinha tinha visto o Gato vir vindo e o esperava sorridente. Gato Malhado pára embaixo da árvore, espia, descobre a Andorinha. Foi então que percebeu onde havia chegado, sem se dar conta. Dana-se. Que faço eu aqui? Resolve voltar rapidamente (diabo! Seus pés, de tão pesados, pareciam ter chumbo grudado), mas a Andorinha falou com sua doce voz.
_ Não me diz bom dia, seu mal-educado?
_ Bom dia Sinhá… _ havia até certo acento harmonioso na voz cava do Gato.
_ Senhorita Sinhá, faça o favor.
E, como ele fizesse uma cara triste (era ainda mais triste quando ficava triste) ela concedeu.
_ Vá lá… Pode me chamar de Sinhá se isso lhe dá prazer… E eu lhe chamarei de Feio.
_ Já lhe disse que não sou feio.
_ Puxa! Que convencido! É a pessoa mais feia que eu conheço. Junto de você minha madrinha Coruja é prêmio de beleza…
Afinal que fazia ele ali? Pensava o Gato Malhado. Aquela jovem Andorinha, apenas uma adolescente, não o trata com devido respeito (será mesmo que ele desejava que ela o tratasse com respeito?), insulta-o, agride-o, chama-o de feio. Era o resultado de ter dado confiança a uma jovem andorinha qualquer. Que era ela senão uma estudante, aluna de religião do Papagaio, que podia ter na cabeça, que espécie de conversa podia manter com ele, um gato sério, viajado, que se considerava um ser superior, mais culto do que toda a gente do parque e que se achava _ principalmente_ um gato bonito? Resolveu retirar-se e nunca mais voltar a falar àquela desrespeitosa andorinha (ah! Seus pés como chumbo, como se tivessem toneladas de chumbo…). Faz um esforço:
_ Até logo…
_ Está aí, se ofendeu… Ainda é mais convencido do que feio…
Por que diabo ele começa a achar graça? Agora não eram apenas os pés que já não lhe obedeciam, também a boca se abria em riso quando ele queria ficar sério, com um ar zangado. Uma vasta conspiração contra o Gato Malhado.”
Amado, Jorge, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor


1. Por que razão se pode considerar que o excerto transcrito narra um momento importante da história de amor entre o Gato e a Andorinha? (8 pts)
Este momento é importante, para a história de amor entre o Gato e a Andorinha, pois narra o momento em que estes se conheceram.
2. Em que estação do ano decorre a acção? (6 pts)
A acção decorre na Primavera.
3. Indica o local onde o Gato e a Andorinha se conheceram. (6 pts)
Eles conheceram-se no parque.
4. Atenta nas duas personagens principais.
4.1. Através de que processo são caracterizadas? (7 pts)
São caracterizados através da caracterização directa.
4.2. Faz a caracterização de ambos de acordo com a obra que leste. (13 pts)
Gato: Mau, feio, tem riscas amarelas e pretas,grande,arrogante, ágil, antipático, violento, insensível, não tem amigos (excepto a Coruja), é um gato de meia-idade...
Andorinha: jovem, adolescente, simpática, corajosa, extrovertida, aventureira, conversadora...

II (45 pts)

1. Identifica os recursos expressivos presentes nas frases que se seguem: (10 pts)

a. “acento harmonioso na voz cava do Gato”
adjectivação
b. “O Gato fez a cara mais triste do mundo”
hipérbole
c. “seus pés, de tão pesados, pareciam ter chumbo grudado” comparação
d. “também a boca se abria em riso quando ele queria ficar sério”
antítese
e. “lindo bailado primaveril”
adjectivação

2. No excerto tornam-se evidentes as diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil:
2.1. Apresenta um sinónimo para cada uma das seguintes palavras retiradas da história: “sumir”, “grama”, “capim” e “grudado”. (6 pts)
desaparecer, relva, erva, colado
2.2. Faz a correspondência para a ortografia do português-padrão de Portugal dos vocábulos “vôo" e “prêmio”.(4 pts) voo, prémio
2.3. Que outras diferenças encontras neste excerto entre as duas variantes da nossa língua? Apresenta um exemplo para cada diferença. (7 pts)


3. Faz a análise sintáctica dos excertos sublinhados que se seguem referindo se se trata do sujeito, predicado, complemento directo, complemento indirecto, atributo, predicativo do sujeito ou um complemento circunstancial ( de lugar, tempo, modo, causa, companhia, fim, meio/ instrumento): (18 pts)

a. “Era ainda mais feio quando ficava triste.”
predicativo do sujeito e c. c. de causa
b. “Gato Malhado pára embaixo da árvore, espia, descobre a Andorinha.”
c. c. lugar e complemento directo
c. “A Andorinha falou com sua voz doce.”
c. c. meio/instrumento
d. “Pensava o Gato Malhado…”
sujeito
e. “O Gato fez a cara mais triste do mundo.”
complemento directo
f. “Enquanto atravessava agilmente por entre o mato.”
c. c. modo e c. c. lugar
III (15 pts)

Dos dois temas apresentados, desenvolve apenas um (entre 100 e 130 palavras):

a) Certamente achaste que o final da história do Gato e da Andorinha foi trágico. Inventa um final diferente.
b) Imagina que, em vez de ser a Andorinha a casar com o Rouxinol, foi o Gato que se casou com uma coelha branca, jovem e linda!

BOM TRABALHO!!!!!

A Professora: Lucinda Cunha

2 comentários:

rui & suas muchachas disse...

esta fixe

CAROLINA LOPES disse...

Foi a melhor coisa que podia tererranjado
parbens!