segunda-feira, 6 de outubro de 2008




Ficha de trabalho de Língua Portuguesa


O PINTO AÉREO

Era uma vez um pinto,
Estudante, por sinal;
Estava sempre distraído,
Era aéreo, o animal.

Estava nas aulas pensativo
A sonhar com os intervalos.
Se a professora o chamava
Dizia:”Sim, gosto de cavalos!”.

Toda a turma ria, ria…
Sempre que o pinto abria a boca
Não dizia nada certo.
Mas que grande cabeça oca!

Chegou então o fim do ano,
Toda a turma estava vaidosa!
Todos, menos o pinto sonhador
Que levou para casa a raposa.

Foi aqui que começou
Uma grande confusão.
O pintainho chega a casa
Com as notas da escola na mão.

Eis que o pai sai alvoroçado
Do seu calmo galinheiro,
Corre a gritar espavorido,
Berra pelo quintal inteiro:

“Trouxe para casa a raposa!”
Diz ele com convicção.
“Mas que pinto preguiçoso,
O meu filho mandrião!”

As galinhas, que apanhavam,
Descansadas o milho do chão,
Desatam a correr desnorteadas.
Nunca vi tal aflição!

Pensavam que a raposa
Era o tal bicho matreiro
Que às vezes espreitava
Lá para dentro do terreiro.
Lucinda Cunha

I) Interpretação:

1) Faz a caracterização psicológica do pintainho.
2) Que aconteceu no final do ano lectivo?
3) Atenta na expressão “Levou para casa a raposa”. Explica, por palavras tuas, o seu significado.
4) Qual foi a reacção do pai?
5) As galinhas reagiram de modo assustado. Porquê?
6) Como podes classificar este texto? Porquê?

II) Funcionamento da língua:

1) Retira do poema:
a) 3 nomes comuns.
b) 1 nome colectivo.
c) 3 adjectivos qualificativos.
d) 3 verbos no Presente do Indicativo.
e) 3 verbos no Pretérito Imperfeito do Indicativo.

2) “O meu filho trapalhão” - neste verso, “meu” pertence à classe dos determinantes.
a) Indica qual a sua subclasse.
b) Constrói uma frase onde utilizes “meu” enquanto pronome.
c) Coloca este verso no feminino.
d) Neste excerto, “trapalhão” não é uma palavra derivada por sufixação. Indica cinco palavras onde “ão” funcione como sufixo aumentativo.

3) Retira do poema dois complementos circunstanciais de lugar.

4) Indica o número, tempo e modo do primeiro verbo do poema e conjuga-o no Pretérito Perfeito do Indicativo.


III) Produção escrita:
Imagina-te no lugar do pintainho. Que dirias aos teus pais se tivesses reprovado o ano?

A professora: Lucinda Cunha
BOM TRABALHO!














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