terça-feira, 19 de maio de 2009

Outro teste sobre o texto poético


Escola EB 2,3/S Dr. Bento da Cruz- Montalegre
Teste Sumativo de Língua Portuguesa, 8º Ano


1. Lê com atenção o poema seguinte e responde às questões:

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens!
Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhas de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca

a) Diz qual é o tema deste poema.
b) Atenta no verso “E é amar-te, assim, perdidamente”.
A quem se dirige o sujeito poético?
c) Procura explicar o sentido da frase a negro e sublinhada.
d) Que figura de estilo está presente no verso “Morder como quem beija”?
e) Refere a figura de estilo que encontras nos versos “É ter cá dentro um astro que flameja,/É ter garras e asas de condor!/É ter fome, é ter sede de Infinito!”?
f) Faz o esquema rimático do poema.
g) Nos versos 5 e 8 a rima é masculina ou feminina? Justifica a tua resposta.
h) Completa a frase: “Este poema é composto por duas quadras e dois tercetos. Logo, é um _____________________.”
i) Diz, justificando, se é pobre ou rica a rima entre os versos 6 e 7.
j) Faz a divisão por sílabas métricas dos três primeiros versos classifica-os.
palavra “água”.

2. Cria um poema, não esquecendo as seguintes indicações: ( 25 pts)
a. Tem de ser composto por duas quadras, um terceto e um monóstico (por esta ordem) ;
b. O tema do poema será o amor, a natureza, a amizade, a felicidade ou a solidão (escolhe um tema);
c. A rima deverá ser cruzada e/ou emparelhada;
d. Deves usar uma metáfora, uma comparação e uma aliteração.
e. Não te esqueças de dar um título ao teu poema.

Bom trabalho!

Sem comentários: