segunda-feira, 27 de abril de 2009

Poema por imitação



Lê com atenção o poema que se segue:

"O Rãologista" - Jorge Sousa Braga

Detesto que os adultos me perguntem
"O que é que queres ser?"
Detesto que me falem lá do alto
Tão alto
Que mal os consigo ver

E eu respondo-lhes:
"Quero ser um rãologista
Estudar a vida da rã
Conhecer o seu habitat
Nadar nos pântanos de manhã
Quero aprender a coaxar
A apanhar moscas com a língua
E a saltar"


E eles ficarão muito satisfeitos com o meu futuro
E eu pedirei licença para sair
Porque tenho à minha espera um anuro.


A tarefa que te proponho é que escolhas uma outra profissão e que, seguindo o sistema do poeta, substituas o que está em itálico. Eu não quis ficar atrás e já fiz a minha versão. Ei-la:

"Quero ser conchista
Apanhar conchas do mar,
Passar os dias na praia
De biquini a bronzear.
Fazer colecções de lapas,
Búzios, vieiras e caramujos.

E quando passar um navio
Poder acenar aos marujos."
...
Porque tenho à minha espera o sol a sorrir."


E agora, a versão de duas alunas. Acho que têm um futuro promissor...


Detesto que os adultos me perguntem
“O que é que queres ser?”
Detesto que me falem lá do alto
Tão alto
Que mal os consigo ver
E eu respondo-lhe:
Quero ser porcologista
Com o rabo encaracolado ficar
Meter as patas no prato
E não parar de enfardar
Na lama quero chapinhar
Para a minha pele rosada todos encantar
Quero roncar noite e dia
Até me mandarem calar
Eles ficarão muito satisfeitos com o meu futuro
E pedirei licença para sair
Porque tenho à minha espera
Uma porca a parir.


Ana Mafalda e Francisca, 8ºC

Sem comentários: